About Me

My photo
Sydney, N.S.W., Australia
Aos 12 anos de idade comecei como aprendiz com meu pai, na construção, reparação e afinação de Harmónios. Reparação e afinação de Pianos e Órgãos de Tubos. [instrumentos musicais] Aos 16 anos trabalhava por conta própria. Com 22 anos tinha a Carteira Profissional na especialidade de Rádio e Electrónica, que me permitiu trabalhar nos acordeões e órgãos electrónicos, amplificadores de som, e acumulei ao meu trabalho nos instrumentos, a manutenção do controlo electrónico das novas máquinas instaladas na “FACAR”, em Leça da Palmeira, Matosinhos. Aos 27 anos fui para a Holanda com uma bolsa de estudo onde me aperfeiçoei na Construção, Manutenção, Afinação e Restauro dos Órgãos Antigos ou Históricos. Trabalhei como Organeiro na Gulbenkian em Lisboa, de 1970 a 1974, e como Encarregado da Orquestra Gulbenkian, de 1974 a 1980. Em 1980 emigrei para trabalhar no restauro do "Sydney Town Hall Grand Organ". Em 1990 como "Mestre Organeiro" foi-me entregue, a conservação, manutenção e afinação daquele prestigioso Órgão, no qual trabalhei 31 anos, até me aposentar em 2011. com 72 anos de idade. Ver mais no meu CURRÍCULO.

Sunday, March 3, 2013

"FACAR" Recordação


                                  
                                           



A FACAR - Fábrica Nacional de Tubos Metálicos,  em Leça da Palmeira, foi fundada por  António de Carvalho em 1922
                                                                                       
Em 1926, a FACAR funciona em pleno, produzindo tubos de aço. Uma das inovações do processo fabril foi a introdução de um sistema de produção baseado na standardização de tubos de aço, em medidas e moldes fixos.

Em 1946, o seu fundador dá sociedade aos filhos, António de Carvalho Júnior e Fernando de Carvalho, iniciando-se um processo para lançar a FACAR como a maior fábrica de tubos da Europa.
Após 1974, o processo revolucionário em curso e a criação de uma comissão de trabalhadores, alterará as linhas orientadoras da sua gestão. Nos anos 80, a empresa irá, gradualmente, encerrar as suas instalações.

A António de Carvalho, benemérito ilustre de Leça da Palmeira, cabe a honra histórica de, em Portugal, ser o percursor da indústria de tubos de aço
.

                                                     **************

Trabalhei para esta fábrica nos anos 60, como técnico assistente ao controlo electrónico das novas máquinas então instaladas, antes de me ter especializado na Holanda. Mais tarde trabalhei na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e emigrei para Austrália em 1980 pelas mesmas razões porque a FACAR desapareceu: tristes consequências dos governos comunistas, oportunistas, incompetentes e desonestos, porque Portugal tem passado após o 25 de Abril de 1974.
Centenas de operários  perderam o seu emprego, e aquela grande indústria nacional terá desaparecido.
No lugar onde existiu a FACAR, creio ser hoje uma enorme área de Blocos Residenciais.


É com saudade que recordo essa fábrica, até essa data!
Haverá alguém que possa escrever para a História sobre o infeliz acontecimento que destruiu aquela importante unidade fabril?

À Família Carvalho, seus descendentes, lamento profundamente o acontecido, e envio as minhas melhores saudações e apreço.

Manuel Saraiva da Costa
Sydney 12-4-2012
 






No comments:

Post a Comment