About Me

My photo
Sydney, N.S.W., Australia
Aos 12 anos de idade comecei como aprendiz com meu pai, na construção, reparação e afinação de Harmónios. Reparação e afinação de Pianos e Órgãos de Tubos. [instrumentos musicais] Aos 16 anos trabalhava por conta própria. Com 22 anos tinha a Carteira Profissional na especialidade de Rádio e Electrónica, que me permitiu trabalhar nos acordeões e órgãos electrónicos, amplificadores de som, e acumulei ao meu trabalho nos instrumentos, a manutenção do controlo electrónico das novas máquinas instaladas na “FACAR”, em Leça da Palmeira, Matosinhos. Aos 27 anos fui para a Holanda com uma bolsa de estudo onde me aperfeiçoei na Construção, Manutenção, Afinação e Restauro dos Órgãos Antigos ou Históricos. Trabalhei como Organeiro na Gulbenkian em Lisboa, de 1970 a 1974, e como Encarregado da Orquestra Gulbenkian, de 1974 a 1980. Em 1980 emigrei para trabalhar no restauro do "Sydney Town Hall Grand Organ". Em 1990 como "Mestre Organeiro" foi-me entregue, a conservação, manutenção e afinação daquele prestigioso Órgão, no qual trabalhei 31 anos, até me aposentar em 2011. com 72 anos de idade. Ver mais no meu CURRÍCULO.

Monday, May 1, 2017

“ART-E-MANHA”


A ARTE DE ENGANAR OU “ART-E-MANHA” PORTUGUESA 

Tudo que intencionalmente de falso se mostra, não é mais do que um embuste para enganar o incauto. Há sempre gente que se deixa levar pelas aparências, e facilmente é enganado.

Falta de conhecimentos, de cultura ou desinteresse por ela, permite que se deixem convencer por quem astutamente os pretende enganar.
Bem se diz em português, que anda meio mundo a enganar outro meio.
Esta fotografia, entre muitas outras coisas, é mais uma prova dessas intenções de fazer crer que o fictício é real.  
 
É incrível, mas já me disseram que este “órgão de tubos” foi construído em Portugal por um famoso “Mestre Organeiro Português”. Mais ainda, que o som deste “inconfundível instrumento”, tinha características únicas: o Silêncio!
 
No tempo em que o dinheiro foi “barato e a fundo perdido”, e se construiu um mamarracho onde este instrumento inédito se encontra, teria sido ocasião de ali colocar um Órgão de tubos digno de substituir aquele que do Histórico Palácio de Cristal foi destruído para dar lugar ao outro mamarracho que ali se encontra.
Em nome da “Arte e do Desporto” se destrói e constrói, tudo o que for conveniente para certo tipo de "negócio".
Uma verdadeira vergonha que tendo sido construída uma Casa da Música, que mais serviu para “engordar” alguns, se tenham valido de uma “Art-e-manha” como esta.

 
Peço desculpa aos apreciadores deste tipo de “Arte-Concreto” ou "Arte-Betão", por não partilhar dos mesmos gostos. 

 

Manuel M. Saraiva da Costa
 
 
Sydney, 1 de Maio de 2012


No comments:

Post a Comment